O processo de digitalização é um processo simples e fácil de realizar, porém, exige atenção e alguns cuidados para que o seu scanner não seja danificado e opere sempre da melhor forma possível.
Se você possui um scanner que está apresentando problemas ao digitalizar, clique aqui e fale com nossa equipe de suporte, ou clique aqui e abra um chamado para manutenção do seu equipamento.
O scanner profissional é um bem durável, o que quer dizer que se preservado poderá operar suas funções por muito tempo.
Já houveram casos em que um equipamento apresentou a quantidade mínima de problemas ao longo de toda sua vida útil, e em outros casos em que manutenções constantes aconteceram com o mesmo equipamento.
Sorte ou azar? Eu prefiro não acreditar no acaso!
Quando olhamos para estes dois casos: Um que mal teve problemas e operou de forma correta durante toda sua jornada e outro que teve muitos problemas, podemos imaginar e, na maioria dos casos, atestar que o segundo equipamento não teve seus cuidados necessários realizados.
Como cuidar melhor do meu scanner?
Essa é a pergunta de ouro que a maioria dos donos de scanners se fazem, afinal o scanner profissional, dependendo do modelo adquirido, requer um investimento alto.
E quando investimos em algo queremos que este algo nos dê um retorno equivalente ao seu investimento. Mas, esquecemos que por trás de cada máquina existem cuidados que precisam ser tomados para que evitemos falhas, sejam elas severas, críticas ou não.
Como preparar de forma correta os documentos para digitalizar?
Primeiramente, a preparação do papel na hora da digitalização pode ajudar o seu equipamento a executar de forma correta a tarefa de digitalizar os documentos. Além disso, pode te fazer economizar tempo e dinheiro quando o processo é bem executado.
Vamos pensar juntos! De forma leiga, para se construir uma casa é preciso criar um projeto, ter ou comprar um terreno, comprar os materiais, contratar ou utilizar de mão de obra especializada para a construção e realizar acabamentos. Assim, a casa estará pronta para ser habitada ou vendida.
Na digitalização de documentos, a preparação do papel é uma das tarefas iniciais e vitais para evitar prejudicar o seu scanner. Durante este processo, é preciso considerar:
Separação dos documentos a serem digitalizados
Em primeiro lugar, verifique corretamente os documentos que serão digitalizados, e sua ordem de digitalização, quantidade de folhas e tipos de documentos.
Folhas com cola líquida
Não insira papel com cola líquida em seu scanner, pois a cola pode vazar durante a digitalização, causando danos irreparáveis às peças e ao circuito.
Retirada de grampos e clipes
Grampos e clipes são os grandes inimigos dos scanners, eles são a principal causa de arranhões nas guias de imagem e quando se soltam do papel, por conta do tracionamento do scanner, são capazes de danificar peças internas de forma irreparável.
Então, antes de digitalizar certifique-se de que retirou de seus documentos grampos e clipes.
Folhas adesivas ou com fitas adesivas
Evite folhas com fitas adesivas, pois podem se soltar e se colar as peças do scanner, ocasionando assim uma falha mecânica durante a digitalização.
Indicamos que você digitalize esse tipo de documento usando scanners que sejam ou possuam mesas digitalizadoras.
Dessa forma o risco de o adesivo descolar do papel protetor é menor e você evita que ele prejudique seu scanner.
Seguindo essas dicas você poderá evitar danos permanentes ao seu scanner no momento de digitalizar os documentos.
Se tiver dúvidas ou precisar de ajuda, use o campo de comentários abaixo para falar. Nosso time lhe auxiliará o mais brevemente, ou clique aqui e abra seu chamado de manutenção.
Nos siga nas nossas redes sociais, clique aqui.
Fique ligado para mais conteúdos do nosso blog.