Blog MainService

7 tipos de ataques hackers mais perigosos para 2024!

Recentemente em nosso blog você teve acesso ao artigo: “Como saber se o e-mail é um vírus?”. E agora, visando te ajudar cada vez mais a proteger seus dados e arquivos, trouxemos uma lista com 7 tipos de ataques hackers mais perigosos e que você precisa evitar no ano de 2024.

7 tipos de ataques hackers mais perigosos para 2024!

Antes de mais nada, precisa de ajuda com seu scanner e quer abrir um chamado de suporte? Clique no link e fale agora com nossa equipe pelo Whatsapp!

7 tipos mais comuns de ataques hackers

Se você conhece ou já passou por alguma situação de ataque hacker consegue entender a dimensão desse problema! Afinal, hackers maliciosos trabalham com o intuito de destruir ou controlar ambientes e infraestruturas de computação, em sua grande maioria para arrecadar dinheiro de forma indevida por meio dos “resgates” que estes cobram dos usuários lesados pelos ataques.

Entretanto, engana-se quem imagina que esses ataques são direcionados somente aos usuários comuns, em sua grande maioria os ataques ocorrem em redes privadas de empresas e corporações, o que pode representar um risco sério para você e sua empresa, seja você o empregado ou empregador.

Veja em seguida, os 7 tipos de ataques hackers mais perigosos para 2024 e veja como aumentar sua segurança.

1. Phishing

Em primeiro lugar na nossa lista com os 7 tipos de ataques hackers mais perigosos, está o Phishing, que é um tipo de ataque onde os hackers fazem com que os usuários entreguem suas informações sigilosas como senhas, dados bancários, CPF, entre outros.

Aliás, para cair nesse golpe os usuários são direcionados a sites maliciosos, idênticos aos originais. E uma vez nestes sites, ao tentar executar o seu login, seus dados são furtados por estes cybers criminosos.

Portanto, ao utilizar sites que você não conhece ou que não contenham o selo de segurança (https) desconfie e não tente realizar logins.

2. Cavalo de Troia

Em segundo lugar da nossa lista dos 7 tipos de ataques hackers mais perigosos, está o famoso Cavalo de Tróia, que é um tipo malware (vírus) que só funciona através da autorização do usuário. Ou seja, ao realizar o download de uma fonte suspeita, seja um site ou um e-mail.

Então, para evitar ser pego por este tipo de ataque, só realize download de arquivos de sites confiáveis e baixe anexos somente de e-mails conhecidos.

3. Ransomware

Um dos ataques mais famosos dos últimos 5 anos, principalmente na época da pandemia de Covid-19, foi o de Ransomware, onde ele bloqueia o acesso a arquivos de servidores atacados. Aliás, este tipo de ataque é mais comum em empresas e geralmente os criminosos que os executam cobram os chamados “resgates” para a devolução ou liberação dos servidores.

Apesar de ser um ataque com potencial reversível, em sua grande maioria não é! Então mantenha backups de seus servidores e tome cuidado com qualquer atividade suspeita na rede.

Além disso, conscientize seus colaboradores no uso seguro de seus computadores, principalmente se estes tiverem acesso a rede de dados da empresa.

4. Port Scanning Attack

Este tipo de ataque age como um verdadeiro espião maligno! Afinal, este malware se aproveita da vulnerabilidade de sistemas e servidores para buscar brechas na segurança, e uma vez que esteja instalado ele rouba informações e dados, deixando um rastro de destruição por onde passa, já que ele danifica os sistemas ao sequestrar os dados.

5. Cryptojacking

Depois do surgimento das Criptomoedas, os criminosos conseguiram criar um ataque com poder de utilizar do computador do usuário infectado para minerar moedas a seu favor. Ou seja, a partir da instalação do malware na máquina da vítima, os criminosos exploram as capacidades e recursos do computador para geração de moedas.

Isso faz com que haja perdas de desempenho e lentidão na navegação, além de poder esgotar recursos como memória RAM e processamento do computador.

6. Ataques de força bruta

Os ataques de força bruta são aqueles em que o criminoso força o computador a trabalhar para ele, manipulando o sistema a fim de encontrar acessos como nomes de usuários e senhas e uma vez feito isso ele passa a dominar as ações do computador enviando e-mails e mensagens com conteúdos maliciosos.

Em sua grande maioria, usuários que passam por ataques deste tipo perdem o acesso a seus e-mails e seus contatos passam a receber mensagens com spam e phishing na tentativa de infectar outras máquinas e até mesmo conseguir depósitos bancários de outros usuários.

7. DDos

Em conclusão a nossa lista com os 7 tipos de ataques hackers mais perigosos, estão os DDos Attack, onde os criminosos sobrecarregam as atividades do servidor, o que deixa sistemas e sites mais lentos e com acessos limitados ou indisponíveis.

Este tipo de ataque é um dos que mais ocorrem em empresas e corporações. Aliás, se não identificado a tempo, pode ser prejudicial para estes negócios, uma vez que todos os seus acessos e dados podem ser roubados a partir da fragilidade de segurança que este tipo de ataque causa.

O que fazer se o meu computador for infectado por vírus?

Antes de mais nada, não se desespere! Vírus podem infectar outras máquinas então desconecte o cabo de rede e/ou desconecte a internet do seu computador para cortar a conexão com outros equipamentos.

Feito isso, reinicie seu computador no modo de segurança. Geralmente ao desligar e ligar novamente o PC, aperte a tecla F8 do seu teclado e o menu de “Opções de Inicialização avançada” irá aparecer. Neste menu você seleciona o “Modo de Segurança com rede”.

Em seguida, exclua todos os arquivos temporários usando a “Limpeza de disco” e finalize a limpeza executando uma verificação/varredura de vírus por meio do seu software antivírus.

Em conclusão a este tema, recomendamos que você altere todas as senhas de uso no seu computador, tais como: senha de acesso, e-mail, internet banking, redes sociais, rede, entre outras que possam comprometer a segurança dos seus dados.

Além disso, mantenha sempre o seu sistema operacional atualizado e seu antivírus também!

O que é a Cobertura de Manutenção para scanners?

A Cobertura de Manutenção para scanners é como se fosse um “seguro” para o seu equipamento, assim como veículos. De certa forma ela garante que seu investimento ficará protegido por mais tempo e coberto no que se refere a serviços de manutenção.

Existem duas modalidades principais da Cobertura de Manutenção, em seguida deixaremos o link de dois artigos do nosso blog para que você conheça mais sobre essas modalidades.

Abertura de chamado de manutenção para scanners profissionais

Hoje ficamos por aqui, se você gostou do artigo e tem interesse em contratar a Cobertura de Manutenção para o seu scanner? Clique aqui e fale conosco.

Compartilhe nosso blog e nos siga em nossas redes sociais, clique aqui.

Fique ligado para mais conteúdos!

Deixe uma resposta

Navegar